Imigração é tema político mais discutido desde 2006

As passeatas de 2006. O Senado aprova lei a favor em 2006. A Câmara não trata do assunto. Os Democratas vencem nas eleições de 2006 e reacendem a esperança para 2007.

Assim a maioria dos imigrantes indocumentados vive seus dias. De trabalho em trabalho. Dois empregos, três empregos ou um emprego de 12 horas diárias. Viram 2006 com muita esperança de que alguma lei iria sair do papel. Elas saíram, mas foram lei anti-imigrantes, aprovadas por câmaras municipais para proibir o aluguel de casas e apartamentos para imigrantes indocumentados.

Em sua política de imigração os Estados Unidos regrediram nos últimos anos. O Senado teve a chance de evoluir, de dar passos para frente. Com a derrota do projeto de lei de imigração na quinta-feira passada (28), o Senado perdeu uma chance histórica de mostrar que estão cientes da realidade norte-americana: se esse povo ir embora, o impacto econômico será sentido em todos os setores da sociedade.

A imigração será o tema político da campanha presidencial de 2008, e a esperança renascerá, mas quem terá coragem de aprovar uma reforma que abrigue os 12 milhões?

Uma resposta para “Imigração é tema político mais discutido desde 2006

  1. Jose Dal Toe

    Esta situacao tem que ter um fim. Viver sem ter plena liberdade. Infelizmente quando a politica no meio, demora mais.