Romney: governador fraco que se tornou presidenciável forte

mitt.jpg Mitt Romney (foto), um dos candidatos do Partido Republicano à Casa Branca, foi governador do estado de Massachusetts de 2003 a 2007, mas na maior parte do tempo estava na estrada em campanha para se tornar candidato a presidente. Como governador, foi um dos mais fracos do estado, sem ter feito grandes realizações, passava a maior parte do tempo dando entrevistas sobre seu futuro político.

Romney foi um candidato paraquedista na corrida estadual de 2002, trazido direto das Olimpíadas de Inverno de Utah, berço do Mormonismo, religião da qual faz parte. Seu projeto mais ambicioso durante o mandato de governador foi a lei de saúde pública, que obriga a todos os residentes de Massachusetts terem seu seguro de saúde. A lei parte do princípio de que se você tem condições de pagar um seguro de automóvel, você deve ter dinheiro para pagar um seguro de saúde. A lei carece de implementação até hoje. Funciona no papel, mas não na prática.

A lei mais polêmica assinada por Mitt Romney foi a lei que permitia que os policiais estaduais agissem como agentes de imigração. Foi assinada antes do apagar das luzes do mandato de Romney para projetá-lo nacionalmente como um inimigo da imigração ilegal. O atual governador, Deval Patrick, revogou a lei logo após assumir o poder.

A candidatura de Mitt Romney a nível nacional nos mostra que, mesmo um candidato com um governo estadual relativamente fraco, tem chances de entrar no páreo. E, se for tão bom de garganta, como o ex-governador é, há condições de ser levado a sério.

Foto: Mittromney.com

Uma resposta para “Romney: governador fraco que se tornou presidenciável forte

  1. Marcelo Silva

    Não sei qual a sua idéia de governador fraco, mas Romney reverteu em 4 anos um déficit de US$ 3 bilhões sem aumentar impostos.

    Romney trabalhou como furacão nos seus 4 anos, tendo sempre ao seu lado uma “swat-team” de consultores das melhores empresas de consultoria do mundo “Mckinsey, Bain Company (da qual é co-fundador), etc.

    Seu sistema de seguro saúde é o melhor que se tem até agora nos USA, sendo referência para vários outros, ao contrário do naufragado plano de saúde de Clinton, o do ex-governador está funcionando muito bem.

    Romney hoje só não está em primeiro nas pesquisas porque a base evangélica do partido republicano não quer um mórmon no poder (pura intolerância religiosa).

    Romney é graduado “suma cum laude” por Harvard, construiu sua fortuna no meio privado, salvou as Olimpíadas, reverteu o monstruoso déficit de Massachussets, dou 100% de seu salário de governador para entidades filantrópicas (ele mesmo alega que já é rico e não precisa mais de dinheiro, promete abrir mão de seu salário de presidente!) e você ainda chama Romney de fraco?

    Creio que Romney seja mais do que um político, é um verdadeiro estadista que se assumir o poder será lembrado entre os grandes estadistas americanos: Washinton, Lincoln e Rooselvelt.