Presidente Dilma irritada com espionagem dos EUA

A irritação brasileira ganhou destaque no New York Times. Existe a possibilidade real do cancelamento da visita de Dilma aos EUA.

A importância do Brasil no cenário internacional revela-se pelas visitas recentes de Obama, Joe Biden e o secretário de Estado John Kerry. Os EUA cortejam o Brasil nos últimos anos com intenso vigor.

Mas as revelações de que a NSA estaria acompanhando conversas telefônicas, entre outras, da presidente com assessores próximos irritaram o núcleo do governo. O ministro da Justiça fala em violação da soberania, Há um plano B de ligar a Internet brasileira à Europa e África, redirecionando o tráfego da rede mundial e evitando a rota norte-americana. Nesse plano um satélite de telecomunicações seria lançado em parceria com a França. E é claro que há estudos para viabilizar uma rede local provedora de endereços de e-mail, evitando Gmail e Hotmail.

Depois de se aproximarem tanto nos últimos anos, os dois países devem manter um relacionamento mais neutro nos próximos meses.  

Os comentários estão desativados.