A verdade sobre morar no exterior (parte 1)

Morar no exterior deve ser o sonho de todo brasileiro, além de abrir o negócio próprio, é claro. A ótica dada ao assunto merece sempre uma reflexão melhor. Quando se fala que morar no exterior não é o paraíso, o brasileiro em sua terra natal logo avalia que quem está fora do país tem medo de mais um “concorrente”.

Algumas verdades que precisam ser ditas:

1.O clima de inverno é deprimente.

Por mais que a neve seja linda nos filmes e na primeira vez que cai todo inverno, logo você começa a acordar meio deprimido. Com a neve, as pessoas desaparecem, eventos são cancelados. Há grande chances de encontrar muita gente vendendo pás para desbloquear os carros.

Quanto mais para o norte dos Estados Unidos, mais você vai ficar parecido com um picolé e mais curto será o verão.

2.Tudo tem horário marcado.

Sim, inclusive, sua visita na casa de um amigo ou amiga. É tudo marcado, sem espontaniedade. Se você aparecer de repente, vão se assustar! Os norte-americanos marcam tudo em suas agendas, e se você está indo na casa de um deles, ligue com antecedência (dias antes, de preferência).

3. As oportunidades são maiores.

Exato, esse é o lado positivo, existem empregos para quem estiver disposto a trabalhar. Onde? Pintura, construção, limpeza de casas são os mais comuns, mas como o número de brasileiros é grande estão se abrindo outros campos como revendas de automóveis e trabalhos em lojas brasileiras.

Não se fica rico, porém. O custo de vida é alto e a conversão do dólar para real não significa muito: você ganha em dólares, mas paga em dólares.

A pessoa que busca vir morar no exterior para adquirir somente valores financeiros deve repensar sua decisão. Se você ganha bem no Brasil, trabalha 44 horas semanais, tem finais de semana livres e gosta do seu trabalho, procure se aprimorar profissionalmente no Brasil.

7 Respostas para “A verdade sobre morar no exterior (parte 1)

  1. Mas vejamos, você apontou todas esses lados negativos, mas mesmo assim é atraente tu compra livros, aparelhos eletricos, e a chance de ganhar mais por um trabalho braças, acho que todo brasileiro tem em seu sangue o trabalho braçal e pode ser tudo por um preço razoável, me responde quando tu vai compra um new civic por $25 mil moeda local, aqui no Brasil só daqui uns 20 anos, um notebook por menos de $1000, nao estou falando de pega o dolar e leva aqui para brasil, o sonho que muitos pensam eu acho é viver em um lugar ideal, hoje em dia o mundo é globalizado encontramos tudo que tipo de gente ou cultura aqui e ali, o problema é o local que nós vivemos, controle de tudo, imposto sobre o imposto, politico não é preso por roubar entre outras coisas que nao vamos citar é claro…

  2. Oi André. Vc escreve em seu artigo sobre a vida nos Estados Unidos, mas isso não é real quando se fala de outros países. É claro que cada país possui seus pontos positivos e negativos, mas quando algo é bem planejado, não vejo o por que de continuar no Brasil, de verdade. Eu vim parar aqui porque meus ancestrais resolveram sair dos países que eles viviam: Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal. Por que não deixar o Brasil e começar uma nova história?
    Eu morei por 6 meses em NY, mas não pretendo ir pra lá novamente. Penso em Nova Zelândia. Vc já foi morar no exterior? Onde? E como foi?
    Grde abraço.

  3. André,
    Sou maranhense e estou considerando a possibilidade de, a médio prazo, ir morar no exterior, preferencialmente em um país em que se fale inglês – porque sou fluente nesse idioma. Sou jornalista, o que me faz um profissional especializado, mas não tenho a mínima noção de onde e como começar essa empreitada. Por isso, tô escrevendo pra saber da tua experiência, dicas e o que mais puder me informar. Fico no aguardo. Grande abraço!

  4. Olá vim lhe parabenizar não apenas pela matéria mas pelo blog todo, tbm estou montando um com algumas informações para quem quer sair do brasil e gostaria muito de lhe convidar para fazer parte da lista do meu blog e até mesmo colocar o seu link lá, aproveito o embalo e lhe estendo o convite tbm para publicar um matéria lá. o site é http://www.sairdobrasil.com
    abraços e meus parabéns pelo conteúdo completo do blog.

  5. gostaria de saber se é possivel eu e minha familia morar no exterior?tenho 28 anos e tenho 2 filhinhos,um de 6 anos e outro de 4 anos,tem alguma agencia que pode me informar isso?

  6. Alessandra

    As dicas são verdadeiras, e como vc disse no Brasil é preciso acreditar e lutar muito, pois nada é fácil. Não que no exterior seja, mas é preciso estar muito seguro do que queremos para encarar…..Um dia eu chego aí….

  7. Jose Dal Toe

    Sou brasileiro e näo desisto nunca!!
    Morar fora é dificil, mais as oportunidades
    säo boas. No Brasil, depois de uma certa idade
    voce já é velho, no exterior é diferente.
    Para alguns o sonho acaba cedo. Muitos usam
    documentos falsos e acabam presos. Aqui na Inglaterra o brasileiro ainda é bem visto.